Pitadas -11/07/2017 – A Paraíba, uma Fénix e um Gnomo 

fenix e gnomoQuem não teve a infância povoada de livros de histórias, desenhos, mitologias e fábulas contadas por nossos pais e avós?! Alguns até carregam esses “contos” pelo resto da vida. Vide a Política da Paraíba, afinal isso tem ficado cada vez mais evidenciado e acredito que nem preciso revelar os protagonistas desse cenário fabuloso e quais representariam os personagens de uma Fénix e um Gnomo.

 

Para ser mais clara, basta lembrar que um Gnomo habita o subterrâneo e detesta luz, principalmente quando esta é emana de uma Fénix. O Gnomo é bicho traiçoeiro, mas quer fazer parecer que outros o são, ele não. O Gnomo é feio, disforme e malvado. Já a figura da Fénix faz parte do imaginário de todos que almejam renascer e se reerguer, principalmente, na mitologia e na vida real qual o Gnomo que não gostaria de ser uma Fénix, não é mesmo?!

 

Por mais que um Gnomo insista em criticar uma Fénix e isto, ironicamente, ocorre quando a Fénix alça voos mais altos e se faz visto perante uma nação, o Gnomo jamais, eu disse j-a-m-a-i-s ocupará o mesmo espaço que uma Fénix, embora deseje muito e isso é incontestável. Para alçar vôos altos é preciso possuir asas grandes, corpo leve, além de asas humildes e gostar de luz, fato impossível a um Gnomo, mas possível a uma Fénix.

 

A vida longa da Fénix e o seu dramático renascimento das próprias cinzas transformaram-na em símbolo da imortalidade e do renascimento espiritual. Isso deve causar a um Gnomo, um desconforto imensurável, principalmente porque sabe-se que nas mitologias o significado da Fénix representa a perpetuação, a ressurreição, a esperança que nunca têm fim.

 

Enquanto ao Gnomo resta-lhe o poder de conceder desejos aos seus iludidos captores. Porém, mal sabem os incautos que ao terem seus desejos atendidos, acabam se transformando em maldição. Por isso, pense duas mil vezes antes de sair à caça de uma aliança com gnomos.

 

Para um bom entendedor, meia palavra basta!