Toffili falou pra quem? Em que país ele mora?
Dizer que o STF saiu fortalecido? Coibiu eventuais excessos? O que leva alguém a negar a realidade de forma tão aviltante? A tentativa de criar uma narrativa que afronta a lógica para justificar tantos desmandos?
Tive o cuidado de assistir duas vezes o discurso - e ainda copiar aqui - para reproduzir os trechos que considerei os mais bizarros, da desastrosa fala do Ministro:
“É a justiça que livra o cidadão do arbítrio e assegura a efetividade dos seus direitos mais básicos. É também função primordial da justiça promover segurança jurídica, gerando confiança, previsibilidade e estabilidade às relações. (...) no primeiro semestre de 2020, o poder judiciário brasileiro e o Supremo tribunal federal mantiveram- se em pleno funcionamento, oferecendo o devido amparo à sociedade brasileira, com independência e altivez. Essa suprema Corte atuou como elemento estabilizador da ordem política econômica e social, com o trabalho de cada um de seus ministros e ministras, decidiram acerca de temas fundamentais ao regular o funcionamento do Estado Democrático de Direito. Em meio a pandemia seguimos sendo a suprema corte mais produtiva do mundo.”
Enquanto a ‘plebe rude’ convive com a pandemia, falta de emprego, dinheiro, confinada em casa, é ainda desrespeitada em seu direito mais fundamental: liberdade de pensamento e expressão. Tentam dizer que vão nos censurar “para nossa proteção”. Proteger através do autoritarismo, da arbitrariedade, do ativismo judicial escancarado? Tal qual nobreza e clero franceses, no período que antecedeu a Revolução Francesa, os ministros se afastaram da realidade das ruas. Enquanto uma grave crise nos abala, a “corte” segue com gastos excessivos e decisões que refogem à sua competência funcional. Tudo que não temos é segurança jurídica. A interpretação da lei muda de acordo com o querer de qualquer um. Não duvido que seja a "corte suprema mais produtiva" até porque se mete em tudo, até na internet. Lembro apenas que quem faz de tudo, não faz nada bem. A única coisa útil que esses integrantes do STF podem fazer para tentar imprimir alguma dignidade laboral, é abandonarem suas cadeiras e deixarem pessoas realmente competentes e imparciais ocuparem seus assentos na instituição que representa (ou deveria representar) a defesa intransigente da Constituição. Nos façam esse favor! Melhor sair que ser "guilhotinado" (obviamente, no sentido figurado, me referindo ao impeachment que tantas figuras fazem por merecer)
Sammara Aguiar
0 Comentários