Na noite desta sexta-feira, 20, acontece a abertura oficial da 46ª edição do Festival de Inverno de Campina Grande, a partir das 19h no Teatro Municipal Severino Cabral. O evento, que tem realização da Prefeitura Municipal de Campina Grande junto ao Instituto Solidarium, neste ano tem com tema “A arte na transfiguração do real" que versa sobre o poder das expressões artísticas para a sociedade, principalmente no período de distanciamento físico.
A abertura, que será apenas para convidados, contará com apresentações dos grupos de dança Tropeiros da Borborema, Acauã da Serra, Caetés, Cia Raízes e Cia Livre de Dança, com a participação do Boi Racionais do bairro da Conceição. Os cantadores de viola Ivanildo e Iponax Vila Nova também se apresentam na abertura, além da apresentação de Antônio Nóbrega com o tema “A Cultura Popular no Brasil”.
Na 45ª edição do FICG, ocorrida em 2020, apenas uma exposição foi apresentada ao público, no intuito de enaltecer e rememorar o contexto histórico do Festival que é o mais antigo do nordeste, e o terceiro mais antigo do Brasil. Para 2021, foi pensado num evento híbrido em decorrência da pandemia da covid-19, e os espetáculos serão transmitidos através do canal no youtube: https://www.youtube.com/channel/UCedh1ER8jnO2aRY3lzfE32w
As apresentações do FICG, que presta a sua contrapartida da Lei Aldir Blanc nesta edição, acontecerão no Teatro Municipal Severino Cabral, Praça da Bandeira e também na Feira Central, em respeito a tudo o que rege os protocolos de segurança de combate à propagação do coronavírus.
Para os espetáculos realizados no Teatro Municipal, os ingressos podem ser retirados gratuitamente no site: sympla.com.br/tmsc e estarão disponíveis no dia anterior a cada dia de espetáculo. De acordo com o decreto vigente, a quantidade de pessoas é limitada a 50% do total, no caso do Teatro é de cerca de 300 pessoas. A programação completa pode ser acessada através do site do Festival no: https://www.festivalcampina.com.br/.
No sábado, 21, os grupos Choro Novo, Movimento Beba do Samba e Bambas de Cartola, contemplados pelo Edital 002 - Produção Cultural, foram disponibilizados pela Secretaria de Cultura no intuito de agregar à programação desta edição. Essas apresentações integram o calendário de prestação de contas da Lei Aldir Blanc, que darão suas contrapartidas dentro da programação do Festival na Feira Central, a partir das 09h.
Além disso, para garantir a segurança de todos, a Secult solicitou junto a Secretaria Municipal de Saúde a realização dos testes de covid-19 para os agentes responsáveis na realização do Festival.
0 Comentários