Primeira-ministra do Reino Unido renuncia ao cargo


A primeira-ministra britânica, Liz Truss, decidiu renunciar a seu cargo, depois que o programa econômico anunciado por sua equipe causou turbulências no mercado e dividiu o Partido Conservador do qual ela faz parte.

Truss permaneceu apenas 45 dias no posto -sua renúncia marca o menor tempo que um líder ocupou o cargo de primeiro-ministro desde 1834, quando Arthur Wellesley foi defenestrado da posição após 23 dias.

“Reconheço que, dadas as circunstâncias, não serei capaz de cumprir as promessas em nome das quais fui eleita pelo Partido Conservador”, disse a britânica em um pronunciamento realizado em frente ao seu escritório, em Londres, nesta quinta-feira (20).

Ela afirmou ainda que sua decisão já havia sido comunicada ao rei Charles 3º e que novas eleições devem acontecer na semana que vem, de modo a “garantir os planos fiscais e manter a estabilidade econômica e a segurança nacional” do Reino Unido.

Eleita no início de setembro, Truss foi obrigada a demitir seu ministro das Finanças e maior aliado político, Kwasi Kwarteng, e abandonar boa de seu programa econômico depois que o anúncio de sua proposta de corte de impostos levou a libra e os preços dos títulos do governo a despencarem, obrigando o Banco da Inglaterra a intervir.

Na véspera da renúncia, ela perdeu outra ministra e foi ridicularizada ao tentar se defender.



 SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Postar um comentário

0 Comentários