ISEA inicia Semana Nacional de Incentivo à Doação de Leite Humano


O Banco de Leite Humano (BLH) do ISEA mostra à sociedade a sensibilização sobre a importância do aleitamento e da doação de leite humano para os bebês, principalmente os nascidos de forma prematura

No último domingo, 19, foi comemorado o Dia Nacional de Doação de Leite Humano e a data marca o início da Semana Nacional de Doação de Leite Humano. Com isso, o Banco de Leite Humano Dr. Virgílio Brasileiro, do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), promove ações durante esta semana com o objetivo de estimular a doação de leite.

 

A finalidade principal é sensibilizar e incentivar debates junto à sociedade sobre a importância da doação de leite humano, assim como uma iniciativa a mais para a proteção e a promoção do aleitamento materno. Outra meta é promover o estímulo à doação de leite humano na cidade, principalmente para ajudar a salvar a vida dos bebês prematuros, internados nas unidades de terapia intensiva neonatais de toda Campina Grande, já que o banco de Leite Dr. Virgílio Brasileiro é o único que abastece todos os hospitais que possuem UTI neonatal na cidade.


Homenagem – Durante essa semana, o BLH homenageará as mães que mais doaram leite neste último período de um ano. As doadoras homenageadas serão Cleonice Vieira da Conceição, que doou 68,630 litros. Em segundo lugar está Maria Eduarda Costa Nunes, que extraiu e entregou 39,500 litros de leite. E, em terceiro lugar, Mônica Taís da Silva, doadora de 24,150 litros. Neste primeiro semestre, o BLH coletou de janeiro até abril 611,1 litros de leite e ofertou 590 litros. 


Atualmente, o Banco de Leite possui 125 mães doadoras cadastradas (84 doadoras domiciliares e 41 doadoras hospitalares). Também serão enviadas lembrancinhas para as casas das mães doadoras.


“Toda a equipe do Banco de Leite do ISEA agradece demais a todas mães doadoras que nos ajudam a manter o nosso estoque, que é tão vital na vida de todos os bebês prematuros e que tanto necessitam desse alimento tão precioso para sobreviver. Reforçamos que se você, mamãe, e que possui leite materno excedente, venha doar em nossa unidade coletora e salve vidas de bebês que tanto precisam dessa preciosidade”, ressalta a coordenadora do Banco de Leite Humano da maternidade do ISEA, Amara Lemos.


Importância do Leite Humano - O leite materno é a primeira alimentação humana e principal fonte de nutrientes para as funções biológicas, sendo considerado o melhor alimento para os bebês, por ter papel muito importante na proteção imunológica contra doenças infecciosas, na adequação nutricional e no desenvolvimento afetivo e psicológico. Devido à sua composição nutricional balanceada é considerado um alimento completo e suficiente, inclusive em água, para atender as necessidades nutricionais da criança durante os seis primeiros meses de vida.


Equipe do BLH - A unidade é composta por uma equipe multidisciplinar, composta por enfermeiras, bioquímicas, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas, técnicas de enfermagem e de lactação, que realizam o cadastramento de doadoras, a coleta, análise, pasteurização e a distribuição de leite humano ordenhado. A equipe também auxilia mulheres com dificuldade em amamentar e faz a coleta até em domicílio.


Contato - É possível realizar o agendamento para a coleta domiciliar ou na maternidade por meio do número 3065-8185, além de tirar dúvidas e receber a suplementação de leite, no caso das mães cujos filhos precisam de mais leite materno do que elas podem produzir.


Potes de vidro – Para a sociedade em geral, é possível fazer a doação de potes de vidro para o armazenamento do leite. Os potes de vidro devem ter de 150 ml a 500 ml e precisam ter a tampa de plástico, pois as tampas de metal oxidam e contaminam o leite, tendo que ser descartado.


O BLH Dr. Virgílio Brasileiro já recebeu quatro vezes a certificação padrão ouro da Rede Ibero-Americana de Bancos de Leite Humano.

Postar um comentário

0 Comentários