Perseguição política? Comerciantes do Parque Linear do Valentina denunciam ordem de demolição de quiosques; veja vídeo

 

Marmuthe Cavalcanti - atual secretário da Sedub


Uma decisão da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) de João Pessoa tem causado revolta entre comerciantes do Parque Linear do Valentina. Depois de receberem autorização para construir seus quiosques, eles foram surpreendidos com uma ordem de demolição, emitida nesta quinta-feira (28). 

A situação se torna ainda mais polêmica porque a autorização partiu da própria Sedurb, segundo informações dos comerciantes, por intermédio do então secretário de Comunicação da Prefeitura de João Pessoa, Marco Vinícius, que, enquanto candidato a vereador, articulou a instalação dos quiosques. Agora, sob a gestão de Marmuthe Cavalcanti, atual titular da Sedurb, a mesma pasta determina a remoção das estruturas.

A implantação dos quiosques ocorreu durante o período eleitoral, em um acordo entre os comerciantes e a prefeitura, com intermediação de Marco Vinícius. Na época, circulavam áudios em grupos de WhatsApp sugerindo que haveria retaliações caso os ambulantes não apoiassem Marmuthe Cavalcanti em sua candidatura. Agora, a Sedurb age com rigor contra os quiosques, muitos já próximos da conclusão.

Um dos comerciantes gravou um vídeo manifestando sua indignação com a medida:

"Queridos amigos do Valentina, clientes e amigos, estamos aqui já na fase de conclusão do nosso quiosque do Parque Linear do Valentina. Quero agradecer ao prefeito Cícero Lucena, que sempre nos ajudou bastante aqui com a construção. Marcos Vinícius também foi um rapaz que nos ajudou muito. E hoje, dia 28 de março de 2025, fomos surpreendidos com a ordem de demolição. Queremos entender o que está acontecendo. Se temos autorização da própria Sedurb para a construção dos nossos quiosques, como é que agora recebemos essa ordem de demolição em 72 horas?"

A indagação dos comerciantes é pertinente: por que a atual gestão mudou de postura? Se os quiosques foram erguidos supostamente com aval da prefeitura, qual a justificativa para sua remoção tão abrupta? Estaria a Sedurb sendo utilizada como instrumento de retaliação política contra aqueles que não apoiaram o então candidato a vereador e hoje secretário da Sedurb, Marmuthe Cavalcanti?

Até o momento, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa não esclareceu os critérios para a decisão. Resta saber se a ação faz parte de um planejamento urbano coerente ou se representa o uso da máquina pública para punir desafetos e beneficiar aliados. Faz-se necessário um posicionamento imediato da gestão do prefeito Cícero Lucena, uma vez que seus próprios eleitores vem sofrendo retaliações por parte de seus aliados do primeiro escalão.



Postar um comentário

0 Comentários