Os dados mais recentes do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que Campina Grande desponta como uma das cidades mais arborizadas proporcionalmente do Brasil. Em um comparativo direto com a capital paraibana, João Pessoa (que por muitos anos ostentou o título de “cidade mais verde do país”) Campina surpreende com melhores índices em praticamente todas as faixas de arborização no entorno dos domicílios.
Enquanto 46,61% das residências de João Pessoa não possuem nenhuma árvore no entorno, em Campina Grande esse número é bem menor: 25,93%. Já os domicílios com cinco ou mais árvores são 33,87% em Campina, mais do que o dobro dos 17,47% registrados em João Pessoa.
Os dados evidenciam um esforço visível em Campina Grande pela preservação ambiental e pela promoção de uma urbanização mais equilibrada e sustentável. A arborização urbana tem impactos diretos na qualidade do ar, conforto térmico, controle da poluição e no bem-estar da população.
Campina não apenas supera a média nacional, como também apresenta números mais expressivos que João Pessoa, cidade com maior área urbana e com histórico de planejamento paisagístico mais antigo.
A cidade vem, ao longo dos últimos anos, promovendo políticas públicas que valorizam o verde nos bairros, desde novas praças e parques até ações de incentivo ao plantio de árvores em regiões urbanas.
Confira os indicadores do Censo 2022, abaixo:
0 Comentários